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sexta-feira, 10 de maio de 2013

RELATÓRIO DOS ALUNOS...TENHAMOS ATENÇÃO....


 



ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...
  •        CADA ALUNO É ÚNICO E DIFERENTE. PARECERES IGUAIS PRESSUPÕE ALUNOS IGUAIS;

   O PARECER DESCRITIVO DEVE COMPLEMENTAR AQUILO QUE FOI REGISTRADO NA PÁGINA DE HABILIDADES. PORTANTO, NÃO TRANSCREVA-AS; 

  • PRECISAMOS TER UM OLHAR INTER E TRANSDISCIPLINAR. PORTANTO, VALE ABRANGER TODOS OS CAMPOS DO SABER QUE DE ALGUMA FORMA SE SOBRESSAEM NO ALUNO. MAS NÃO DEIXE DE REGISTRAR ESPECIALMENTE, A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA;


·         LEMBRE-SE QUE O PARECER DESCRITIVO É UM DOCUMENTO QUE SERÁ UTILIZADO NA CONFECÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ALUNO. PORTANTO, CUIDADO COM AS EXPRESSÕES PEJORATIVAS, JULGAMENTOS OU AMBIGÜIDADES;


·         PRINCIPALMENTE PARA OS ALUNOS DO CICLO I DE APRENDIZAGEM, REGISTRAR O NÍVEL DE ESCRITA.





DESAFIOS DO PROFESSOR


·         PRESTAR ATENÇÃO EM TODOS OS ALUNOS E EM CADA ALUNO;


·         REUNIR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS SOBRE O ALUNO, TANTO NO CONTEXTO INDIVIDUAL QUANTO NAS SUAS RELAÇÕES COM O MEIO;


·         CONSIDERAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO;


·         PRIORIZAR AS PRODUÇÕES;


·         EXPLICITAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, CONSIDERANDO OS ASPECTOS SOCIAIS, COGNITIVOS E PSICOMOTORES;


·         PRIORIZAR OS ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS;


·         VINCULAR O PARECER À PROPOSTA PEDAGÓGICA, AOS PLANOS DE ESTUDO E AOS PLANOS DE TRABALHO;


·         INDICAR ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES;


·         APONTAR A PARTICIPAÇÃO, A INTERAÇÃO, A COLABORAÇÃO;


·         REFLETIR PROFUNDAMENTE SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA;


·         DESPIR-SE DE CONCEPÇÕES SÓCIO-AFETIVAS E EMOCIONAIS SEM DESUMANIZAR-SE.





“A ESCRITA – REPRESENTAÇÃO DA FALA, RE-APRESENTA O QUE NOSSA CONSCIÊNCIA PEDAGÓGICA SE DEFLAGRA”. (FREIRE, M. 1989, P.5).








PONTOS DE ATENÇÃO





·         REGISTROS DE AVALIAÇÃO EXIGEM EXERCÍCIO DO PROFESSOR:


·         DE PRESTAR ATENÇÃO NAS MANIFESTAÇÕES DOS ALUNOS (ORAIS E ESCRITAS);


·         DE DESCREVER E REFLETIR TEORICAMENTE SOBRE TAIS MANIFESTAÇÕES;


·         DE PARTIR PARA AÇÕES OU ENCAMINHAMENTOS AO INVÉS DE PERMANECER NAS CONSTATAÇÕES.





O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?





·         LISTAR APENAS ALGUMAS HABILIDADES ALEATORIAMENTE SEM UMA CONEXÃO;


·         ENFATIZAR APENAS AS HABILIDADES QUE O ALUNO AINDA NÃO ADQUIRIU, APARENTANDO MUITAS VEZES, QUE O “PROBLEMA” É IRREVERSÍVEL.


EX. “O ALUNO NÃO CONHECE”, “NÃO SABE”, “NÃO REALIZA”, ETC...





SUGESTÃO: SUBSTITUIR POR “AINDA NÃO CONHECE” OU “PRECISA DESENVOLVER” OU “SERÁ NECESSÁRIO TRABALHAR”








O QUE FAZER?





·         ABORDAR QUESTÕES COGNITIVAS QUE REVELAM A OBSERVAÇÃO OU COMPREENSÃO DO ALUNO EM SEUS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO;


·         ANALISAR AS POSSIBILIDADES DO ALUNO SE DESENVOLVER, DE IR ALÉM NAQUELA HABILIDADE AINDA NÃO ADQUIRIDA;


·         DESCREVER O DESENVOLVIMENTO PRÓPRIO DE CADA CRIANÇA DESTACANDO SEUS AVANÇOS E CONQUISTAS;


·         EXPOR AS NECESSIDADES E INTERVENÇÕES A SEREM FEITAS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.





O QUE PRECISAMOS SABER?





·         QUE HABILIDADES E CONHECIMENTOS FORAM TRABALHADOS COM O ALUNO?


·         QUAIS OS AVANÇOS QUE O MESMO VEM DEMONSTRANDO NESTAS ÁREAS?


·         APRESENTA ALGUMA ÁREA A SER MELHOR DESENVOLVIDA?


·         QUE SUGESTÕES VOCÊ OFERECE NESTE SENTIDO?


·         ATIVIDADE? JOGOS? LEITURAS? QUE TRABALHOS VOCÊ VEM REALIZANDO JUNTO AOS ALUNOS?


·         COMO O ALUNO SE REFERE AO SEU DESENVOLVIMENTO NESTE PERÍODO?





REDIGINDO O PARECER...





·         LEVAR EM CONTA OS DESTINATÁRIOS;


·         UTILIZAR LINGUAGEM CUIDADA, CLARA, SIMPLES, PRECISA E ADEQUADA AO PÚBLICO;


·         CONSIDERAR O CARÁTER OFICIAL DO DOCUMENTO;


·         OBSERVAR ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E FORMATAÇÃO;


·         NOMEAR OS PARECES;


·         EVITAR PALAVRAS DIMINUTIVAS;


·         UTILIZAR VERBOS E EXPRESSÕES QUE INDIQUEM PROCESSO; UTILIZAR LINGUAGEM CUIDADA, CLARA, SIMPLES, PRECISA E ADEQUADA AO PÚBLICO;


·         CONSIDERAR O CARÁTER OFICIAL DO DOCUMENTO;


·         OBSERVAR ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E FORMATAÇÃO;


·         EVITAR PALAVRAS DIMINUTIVAS;


·         UTILIZAR VERBOS E EXPRESSÕES QUE INDIQUEM PROCESSO;


·         EVITAR CONTRADIÇÕES


·         EVITAR COMPARAÇÕES;


·         EVITAR CONTRADIÇÕES


·         EVITAR COMPARAÇÕES;


·         SER COERENTE;





COMO INICIAR UM PARECER:





·         “PERCEBE-SE O PROGRESSO DE... DURANTE ESTE TRIMESTRE EM...”


·         “COM BASE NOS OBJETIVOS TRABALHADOS NO TRIMESTRE, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O ALUNO...”


·         “OBSERVANDO O DESEMPENHO DA ALUNA..., FOI CONSTATADO QUE NESTE TRIMESTRE...”


·         “COM BASE NAS AVALIAÇÕES REALIZADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A ALUNA... IDENTIFICA...”





ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO





·         “DEMONSTRA UM ÓTIMO/BOM APROVEITAMENTO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.”


·         “LÊ COM FLUÊNCIA DIFERENTES TEXTOS, FAZENDO CONEXÕES COM A REALIDADE.”


·         “LÊ E INTERPRETA OS TEXTOS TRABALHADOS EM AULA SEM MAIORES DIFICULDADES.”


·         “ESCREVE, ORDENA E AMPLIA FRASES, FORMANDO TEXTOS COERENTES E LÓGICOS.”





ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL





·         "DEMONSTRA RESPEITO PELOS COLEGAS E PROFESSORES";


·         "COLABORA NAS ATIVIDADES COLETIVAS, ATUANDO EM GRUPO";


·         "ACEITA SUGESTÕES DA PROFESSORA E DOS COLEGAS";


·         "CONTRIBUI PARA A INTEGRAÇÃO E O CRESCIMENTO DO GRUPO".









SUGESTÃO PARA RELATÓRIO INDIVIDUAL









EM RELAÇÃO À ASSIMILAÇÃO E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS:
O ALUNO É EXCELENTE, INDEPENDENTE E REALIZA TODAS AS ATIVIDADES.
O ALUNO É MUITO BOM, PORÉM TEM NECESSIDADE DE CONSULTAR O PROFESSOR.
O ALUNO POSSUI DIFICULDADE, É DEPENDENTE DO PROFESSOR, MAS REALIZA APESAR DE APRESENTAR BASTANTE LENTIDÃO.
O ALUNO POSSUI DIFICULDADE, É EXTREMAMENTE DEPENDENTE DO PROFESSOR, NÃO CONSEGUE REALIZAR NADA SOZINHO E NÃO DEMONSTRA VONTADE EM APRENDER.


CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO ÀS EXPLICAÇÕES EM SALA DE AULA:
O ALUNO É PARTICIPATIVO.
O ALUNO É PARTICIPATIVO, MAS SE EMPOLGA DEMAIS O QUE ÀS VEZES ATRAPALHA.
O ALUNO PARTICIPA SOMENTE QUANDO É SOLICITADO.
O ALUNO NÃO PARTICIPA DA AULA. DEMONSTRA APATIA.
O ALUNO É DISTRAÍDO, CONVERSA E AINDA ATRAPALHA OS DEMAIS.

QUANTO À CORREÇÃO:
O ALUNO NÃO CONSEGUE CORRIGIR OS ERROS SOZINHO, NECESSITA QUE O PROFESSOR LHE ORIENTE DURANTE A CORREÇÃO, SEJA ELA NO CADERNO OU NA APOSTILA, POIS SE DISTRAI COM MUITA FACILIDADE.
O ALUNO É EXCELENTE. CONSEGUE IDENTIFICAR E CORRIGIR SEUS ERROS SEM AUXÍLIO DO PROFESSOR, SEJAM ELES NO CADERNO OU NA APOSTILA.
O ALUNO NÃO CORRIGE CERTO DA LOUSA, POIS APRESENTA DEFICIÊNCIA VISUAL.
O ALUNO NÃO CORRIGE CERTO DA LOUSA, DEVIDO À FALTA DE ATENÇÃO.

QUANTO AO RELACIONAMENTO DO ALUNO COM OS COLEGAS:
RELACIONA-SE BEM COM TODOS OS COLEGAS.
NÃO RELACIONA-SE BEM COM OS COLEGAS, GOSTA DE SE ISOLAR.
NÃO RELACIONA-SE BEM COM OS COLEGAS, É AGRESSIVO.
GOSTA DE REALIZAR TRABALHOS EM GRUPO.
DEMONSTRA RESISTÊNCIA EM FAZER TRABALHOS EM EQUIPE.

QUANTO À CALIGRAFIA E DESEMPENHO DO ALUNO EM SALA DE AULA:
O ALUNO É EXCELENTE, TEM A LETRA LINDA, É CAPRICHOSO E NÃO APRESENTA ERROS.
O ALUNO É EXCELENTE , MAS POR QUERER SER O PRIMEIRO DA CLASSE A TERMINAR, ACABA DEIXANDO A DESEJAR NO CAPRICHO E NA LETRA.
O ALUNO TEM UMA CALIGRAFIA BOA, PORÉM COM MUITOS ERROS.
O ALUNO TEM UMA CALIGRAFIA RUIM, MAS NÃO APRESENTA ERROS.
O ALUNO TEM UMA LETRA MUITO BONITA E SEM ERROS, MAS DEMORA MUITO PARA COPIAR.
O ALUNO PRECISA FAZER CALIGRAFIA (CADERNO).
O ALUNO NÃO PRECISA FAZER CALIGRAFIA.

QUANTO À DISCIPLINA:
O ALUNO APRESENTA COMPORTAMENTO EXCELENTE TANTO EM SALA DE AULA , COMO NA FILA.
O ALUNO APRESENTA COMPORTAMENTO EXCELENTE EM SALA, PORÉM NA FILA, DEIXA A DESEJAR.
O ALUNO CONVERSA , PORÉM ACATA ÀS REGRAS DA SALA. UMA CHAMADA DE ATENÇÃO É SUFICIENTE.
O ALUNO É INDISCIPLINADO, CABENDO AO PROFESSOR CHAMAR-LHE A ATENÇÃO EM MUITOS MOMENTOS.

QUANTO AO REFORÇO:
O ALUNO NÃO NECESSITA DE REFORÇO PARALELO.
O ALUNO NECESSITA DE REFORÇO E COMPARECE A TODOS.
O ALUNO NECESSITA DE REFORÇO, MAS NÃO COMPARECE DEVIDO À RESISTÊNCIA DOS PAIS OU DO PRÓPRIO ALUNO.
O ALUNO COMPARECE AOS REFORÇOS, MAS APRESENTA RESISTÊNCIA EM REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS (PEDE PARA IR AO BANHEIRO; BEBER ÁGUA, DISTRAI-SE COM FACILIDADE, CONVERSA, BRINCA).

QUANTO AO MATERIAL USADO EM SALA E LIÇÃO DE CASA:
O ALUNO REALIZA A LIÇÃO DE CASA COM CAPRICHO.
O ALUNO REALIZA A LIÇÃO DE CASA SEM CAPRICHO.
O ALUNO NÃO REALIZA A LIÇÃO DE CASA.
O ALUNO TRAZ TODOS OS MATERIAIS NECESSÁRIOS.
O ALUNO ESQUECE O MATERIAL ESCOLAR.


QUANTO À LEITURA:
O ALUNO LÊ COM FLUÊNCIA E ENTONAÇÃO ADEQUADOS.
O ALUNO LÊ, MAS NÃO RESPEITA OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
O ALUNO TEM DIFICULDADE NA LEITURA DAS PALAVRAS.
O ALUNO NÃO LÊ.

QUANTO AO USO DE ÓCULOS:
O ALUNO NÃO USA ÓCULOS.
O ALUNO USA ÓCULOS NORMALMENTE.
O ALUNO MOSTRA RESISTÊNCIA EM USAR O ÓCULOS, DESTA FORMA A PROFESSORA TEM QUE SOLICITAR CONSTANTEMENTE QUE O MESMO FAÇA USO CORRETO.

EM RELAÇÃO À ASSIDUIDADE DO ALUNO:
FALTA MUITO E AS MESMAS O ESTÃO PREJUDICANDO NO APRENDIZADO.
O ALUNO NÃO FALTA, EXCETO SE FOR EXTRITAMENTE NECESSÁRIO.
O ALUNO NÃO DEVERÁ FALTAR, ESTÁ COM EXCESSO DE FALTAS.
O ALUNO NÃO CONSEGUE COLOCAR O CONTEÚDO DE SALA DE AULA EM ORDEM DEVIDO AS NÚMERO DE FALTAS.

EM RELAÇÃO A SEUS MATERIAIS:
ORGANIZA COM AJUDA DAS PROFESSORAS E INSPETORA.
ORGANIZA COM TOTAL INDEPENDÊNCIA.
NÃO CONSEGUE SE ORGANIZAR.
ESQUECE FREQUENTEMENTE MATERIAIS NA SALA.
PERDE FREQUENTEMENTE MATERIAIS NA SALA.


EM RELAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS:
- “NECESSITAM” DE ATENÇÃO ESPECIAIS.
- SÃO PARTICIPATIVOS.
- SÃO CRITERIOSOS, INDAGAM BASTANTE E ACOMPANHAM O DESENVOLVIMENTO DO FILHO.
- GERALMENTE NÃO ACOMPANHAM AS LIÇÕES/ESTUDO DO FILHO, PORÉM PARTICIPAM DAS ATIVIDADES.
- NÃO SÃO PARTICIPATIVOS E POUCO COMPARECEM ÀS ATIVIDADES.


FONTE: http://educacaodevalor.blogspot.com; http://renata.piraju.tur.br


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