Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ADIVINHAS NA SALA DE AULA...




Olá pessoal!
Trouxe hoje algumas adivinhas para vocês se divertirem com seus alunos.
Vamos lá ?



Alta torre,
Bonito penacho,
Água na fruta,
Flor no cacho.

Coco


O que será?
Pensem bem!
Esta em tudo
E nada tem.

Letra "D"



Quanto mais cresce,
Menos se vê.

Escuridão


Uma caixinha de bom parecer
Não há carpinteiro que possa fazer.

Amendoim


A Mãe é verde;
A filha, encarnada.
A mãe é mansa;
A filha braba.

Pimenteira e Pimenta


No campo me criei
Cercada de verdes laços.
Quem mais chora por mim
É quem me faz em pedaços.

Cebola


O que é que está no chão,
Mas nunca fica por baixo?

O Til


Capinha sobre capinha,
Capinha do mesmo pano.
Se não adivinhas agora,
Te dou um prazo de um ano.

Repolho ou Cebola


Sou bicudo e amarelo,
Amarelo e, no entanto,
Se me botam na panela
Dou um pulo e fico branco.

Milho e pipoca


Verde como folha,
Folha não é.
Fala como gente,
Gente não é.

Papagaio


Cintura fina,
Perna alongada.
Tocando corneta
E levando bofetada!

Pernilongo

O que é que o gafanhoto traz na frente
E a pulga atrás?

A sílaba "GA"

Quem tem procura,
Quem não tem quer. O que é?

Piolho ou Pulga

Quem o faz, não o usa;
Quem o usa, não o vê;
Quem o vê, não deseja,
Por mais lindo que ele seja.

Caixão


Na água nasci,
Na água me criei;
Se me puserem na água,
Na água morrerei.
Quem sou eu?

O Sal


São todos irmãozinhos
Morando na mesma rua.
Se um deles errar a casa,
Todos vão errar a sua.

Botões


Garça brana
Em campo verde,
Bico na água
Morrendo de sede.

Barco à vela


Pra ser direito,
Tem que ser torto.

Anzol


São doze irmãs
Diferentes de fato:
Cada uma tem sua meia,
Mas nenhuma tem sapato.

As horas


Quanto mais se tira
Maior fica.

Buraco


Por um ponto começa meu corpo,
Por um ponto deve acabar.
Quem disser o meu nome
Só a metade dirá.

A meia


O que é, o que é
Quanto mais se perde,
Mais se tem ?

Sono


O que é , o que é?
Anda deitado,
Mas dorme em pé?



É feito para andar,
Mas não anda.


Rua

Seis mortos espichados,
Cinco vivos trabalhando;
Os vivos estão calados,
Os mortos estão cantando.

Violão e mão do violeiro


Só tem uma num minuto,
Mas tem duas num momento.

A Letra "M"


O que é o que é?
Fica sempre na porta,
Mas nunca entra?

Fechadura


Dois são quatro
E três são quatro também;
Quatro são seis
E seis são quatro, pensando bem....

Respostas:
1.Quantidade de letras dos numerais.
2. Os numerais dois, três e seis têm quatro letras. Já o numeral quatro tem seis.


O que é  que entra na água
E não se molha?


Sombra


Está no começo,
Está no começo do meio.
Estando em ambos assim,
Está na ponta do fim.

A Letra "M"


Eu não tenho.
Todos têm dois,
E você só tem um.
O que é?

A Letra "O"






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.