Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

segunda-feira, 11 de junho de 2012

DISCALCULIA: O que é isso?


O QUE É DISCALCULIA?


É um distúrbio que dificulta a aprendizagem, pois impede que o indivíduo comprenda os processos matemáticos, mesmo que ele tenha um QI normal ou acima do normal.
Segundo Belleboni, a discalculia é uma dificuldade de aprendizagem evolutiva, que não causa lesão e que não é causada por nehuma deficiência mental, déficits auditivos e nem pela má escolarização.
As crianças que apresentam esse tipo de dificuldade realmente não conseguem entender o que está sendo pedido nos problemas propostos pelo professor.
Não conseguem descobrir a operação pedida no problema: somar, subtrair, multiplicar ou dividir. Além disso, é muito difícil para elas entenderem as relações de quantidade, ordem, espaço, distância e tamanho. E isso algumas vezes é entendido pelos pais e professores como preguiça.
A criança não se interessa pela atividadepelo simples fato de não compreendê-la.

"A discalculia apresenta-se como uma imaturidade das funções neurológicas ou uma disfunção sem lesão."
(BOMBONATTO)


Os sinais da Discalculia:

Podem começar quando a criança inicia sua vida escolar na educação infantil. Outras crianças começam a apresentar dificuldades um pouco mais tarde.

Mas como podemos reconhecer discalculia no dia-a-dia da criança ou do adulto?

Para determinar se uma criança ou adulto tem discalculia é necessária uma avaliação rigorosa de um psicólogo ou neurologista. Depois de diagnosticada a dificuldade, a ajuda de um psicopedagogo é muito importante.

DIFICULDADES COM LEITURA E COMPREENSÃO

Se uma pessoa manifesta a maioria dos problemas relacionados nesta listagem, isso indica que ela apresenta dificuldades gerais em Matemática, e não, Discalculia.


* Confusão com o aspecto parecido dos números 6 e 9 ou 3 e 8.
*Falta de habilidade para compreender os epaços entre os números como por exemplo: 5 69 é lido como quinhentos e sessenta e nove.
* Dificuldades no reconhecimento, e portanto, no uso dos símbolos para calcular:
mais, menos, multiplicação e divisão.
* Dificuldades na leitura de números com mais de um dígito. Números com zero no podem especialmente dificultar.
Ex: 4002 ou 304.
* Confusão na leitura da direção dos números: o 12 pode se tornar 21. Não é usual para algumas crianças mudarem a direção de alguns números que são lidos precisamente, da esquerda para a direita, enquanto outras leem de trás para frente.
* Problemas com leitura de mapas, diagramas e tabuada.
* Dificuldades com a escrita de números e símbolos, com frequência os números são revertidos.
*Problemas com cópias de números, cálculos e ilustração de figuras geométricas.
*Problemas em lembrar números, cálculos e memorizar a forma das figuras geométricas.
*Dificuldades de lembrar como os números e as operações são escritas. Nesse caso, pode ser mais fácil para o aluno escrever os números com letras.
*Dificuldades de lembrar como os símbolos matemáticos são escritos.
* Dificuldades na escrita de números com mais de um dígito. O zero pode não aparecer na hora da escrita, como por exemplo: mil cento e sete pode ser escrito 107; dezessete pode ser escrito 71 ou ainda, quatro mil, quinhentos e trinta e cinco ser escrito em quatro diferentes números ( o número pode ser dividido em partes): 4000 ,500, 30, 5.

DIFICULDADES EM ENTENDER CONCEITOS E SÍMBOLOS


*Dificuldades em entender os símbolos matemáticos e dificuldades em lembrar como deve ser usado. Ex: O sinal de subtrair.
*Problemas com o entendimento de conceitos de peso, espaço, direção e tempo.
* Problemas para entender perguntas orais ou escritas que são apresentadas com palavras, textos ou figuras.
* Problema para entender os números ordinais, pois não entendem a sequência: primeiro, segundo, terceiro...
*Problemasem entender as relaçoes entre as unidades.


PROBLEMAS COM A SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS E FATOS MATEMÁTICOS


* Dificuldades em entender a posição dos números, maior ou menor.
Ex: 16 vem antes ou depois de 17?
* Problemas com a sequência dos números, a criança não entende automaticamente que 74 é 5 unidades a mais que 69, ou é incapaz de saber o lugar dos números 8 ou 27 na série numérica. Essas crianças têm que contar nos dedos para fazer o cálculo básico. Não conseguem memorizar a tabuada de multiplicação.
* Dificuldades em fazer cálculos mentais, devido a problemas de memória que faz com queo aluno perca números importantes usados no cálculo. Problemas com contagem de trás para frente. Levam muito tempo para resolver tarefas simples.
*Problemas com pensamentos complexos.
*Dificuldades em compreender os diferentes passos em uma tarefa matemática.
* Dificuldades em abstrair dados em uma tarefa matemática e como proceder para resolvê-la.

OUTRAS DIFICULDADES:

* Dificuldades com conceitos semelhantes de passado e futuro.
*Dificuldades em avaliar tarefas ou atividades que devem ser cumpridas.
* Fraca orientação espacial ou habilidades de resolver problemas espaciais, mostrando ter limitado senso de direção ou tendo dificuldades de se ajustar a novos ambientes.
Ex: Um novo trajeto para chegar à escola.
* Variedade de atenção e dificuldade de concentração.
*Memória limitada para nomes e rostos. Dificuldades em administrar dinheiro.
* Dificuldades em ler as horas.
* Dificuldades em processar informações apresentadas rapidamente e também distinguir o que é importante.
* Dificuldades com jogos que envolvam estratégia.
Ex: xadrez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.