Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sexta-feira, 29 de junho de 2012

PEDAGOGIA WALDORF

  




A Pedagogia Waldorf é filha de uma filosofia, a Antroposofia. Seu caminho é muito interessante porque, desde a sua concepção, ela está voltada para a vida. Foi criada para atender os filhos dos operários de uma fábrica de cigarros em 1919, na Europa Central, na Alemanha, um território que estava se reconfigurando de acordo com uma nova perspectiva política, depois da destruição e de um choque social provocado pela Primeira Guerra Mundial.

Rudolf Steiner havia feito várias palestras pela Europa apontando como se daria a reconstrução da comunidade humana depois de um choque tão grande. Ele falava para empresários, artistas, escritores, a intelectualidade da Europa, mas percebeu que nada acontecia. Entendeu,  então, que, se realmente quisesse dar uma contribuição para a humanidade, tinha que cuidar do ser humano em formação. E o caminho para isso seria a educação, visando o desenvolvimento do ser humano como um ser cujo princípio máximo é a liberdade. esse era um conceito muito revolucionário para a época.


E o que nós, hoje, temos a ver com isso?


Tudo, porque a pedagogia antroposófica está inserida em uma cultura de paz, como hoje falamos. Essa preocupação é muito atual, porque a cultura humana se tornou bélica. Não há uma década em que não haja dezenas de conflitos, em especial nos dois últimos séculos. E a Pedagogia Waldorf nasceu buscando justamente um modelo que se contraponha a essa cultura de competição, de exclusão, que mostrasse para o ser humano sua possibilidade de desenvolvimento na paz e na liberdade.


No que essa pedagogia se diferencia das outras?


Ela olha o desenvolvimento da criança no contexto de uma época e no contexto de sua própria história. Ou seja, não leva em conta apenas a fase que a criança está vivendo em seu próprio desenvolvimento , mas a época que a humanidade está vivendo neste momento e a tarefa que temos a realizar em relação a ela.



FONTE: Celina Norcia e Targa (Psicopedagoga)



2 comentários:

  1. Isabel esta postagem é muito interessante, tenho uma sugestão para você: publique algo sobre o Bullying, este é um tema muito atual, se vc quiser posso dar um parecer, pois este é meu tema de monografia!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão, Fabiana. Com certeza, vai ser um dos próximos posts, viu? Agradeço sua colaboração!
      Uma bração e Feliz semana pra vc!

      Excluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.