Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MÉTODO PEDAGÓGICO WALDORF - PARTE 1




MÉTODO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS WALDORF


ENSINO EM ÉPOCAS

Os conteúdos do currículo das Escolas Waldorf sõa ministrados por épocas - época de Maemática, de Astronomia, de Geometria, de Literatura, e assim por diante.
O objetivo é permitir que os alunos vivenciem com profundidade os grandes temas tratados e entrem em contato com os conteúdos de forma integrada.
Por exemplo, durante uma determinada época, que dura de três a quatro semanas, o aluno estuda as matérias em torno do tema abordado - como Matemática e Português.
O professor de classe é responsável pelo ensino em épocas, que ocupa as duas primeiras horas de aula todos os dias.





ARTES

As artes acompanham todo o currículo escolar na Pedagogia Waldorf, sendo utilizadas como ferramenta didática para todas as matérias.
Desde o 1º ano do ensino Fundamental, as crianças têm aulas de Artes Aplicadas, Pintura, Desenho, Desenho de Formas, Teatro, com atividades específicas para cada idade.


MÚSICA


Nas escolas Waldorf, a música é fundamental e está presente em todas as etapas de ensino.
Na educação Infantil, além do canto, utilizado todo o tempo no comando de atividades, as crianças manipulam alguns instrumentos adequados aos primeiros anos do desenvolvimento: kantele, xilofone e, em alguns casos, flauta doce.
No Ensino Fundamental, as aulas de canto e flauta têm início já no 1º ano. Mais tarde, as crianças começam a aprender a tocar outros instrumentos como violino, viola e violoncelo.


TRABALHOS MANUAIS


Nas escolas Waldorf, as crianças são estimuladas a realizar
diversos tios de trabalhos manuais, como tricô, tecelagem, escultura, modelagem em argila, culinária, marcenaria, entre outras. O objetivo é desenvolver suas habilidades manuais, além de  fazer com que aprendam como as coisas são feitas, colocando-as em contato com matérias-primas e métodos de produção.
Também desenvolvem na criança a perseverança e capricho na execução de suas tarefas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.