Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM PROJETOS NA ESCOLA







Uma estratégia bastante interessante para trabalhar com nossos alunos é a pedagogia de projetos. Segundo Dias e outras (2004),

"O que inaugura esta prática pedagógica como inovadora é o fato de aceitarmos o desafio da desinstalação, de desfazer certezas, conviver com o provisório, ressignificar determinadas opções, adotando o currículo como fio condutor do trabalho que será desenvolvido, de forma flexível, não linear, a partir de questões levantadas pelos alunos e/ou condições contextuais que emergirem das situações do cotidiano. (p.230)"

Hernandez e Ventura (1998) consideram os projetos de trabalho como articulação de conhecimentos escolares e que a perspectiva do conhecimento é global e relacional. Esta ferramenta possibilita a criação de estratégias de organização do conhecimento considerando as informações buscadas e a amplitude de busca para a resolução do problema levantado.


Por que Projetos?

O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa.

Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.

Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apóia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.


Para que projetos?

Para responder a problemas colocados pelos alunos, pelo contexto educacional, social, econômico, cultural, etc. E ainda para detectar necessidades de aprendizagens, necessidade de aprofundamento e sistematização de conteúdos necessários para o desenvolvimento do projeto e da formação do indivíduo.


Neste processo qual o papel do professor?

De coordenador, mediador e fomentador do processo de construção do conhecimento, além de aprendiz.


Qual o papel do aluno?

É o elemento central da construção do conhecimento, visto e respeitado como sujeito sócio-cultural. Aquele que traz suas experiências, que vê respeitada sua identidade e seu ritmo de aprendizagem.




QUAIS OS PASSOS DO PROJETO?


1. Detonador:

Situações de onde emergem temáticas, que pelo interesse demonstrado pelo aluno e que merecem ser aprofundadas e problematizadas delimitando o estudo.


2. Problematização:

Delimitação da problemática a ser estudada. É o momento do levantamento de questões a serem pesquisadas. Organizam-se os conhecimentos prévios, hipóteses acerca do objeto de estudo e determinam-se as estratégias de como fazer.

"Escolha de um tema de pesquisa que seja, ao mesmo tempo, autêntico e mobilizador, significativo e exequível"


3.Desenvolvimento:

Momento de criar estratégias para a busca de respostas. É importante que nesta etapa se apresente as concepções científicas, e oportunidades de pesquisa, trabalhos em grupo, entrevistas, projeções de vídeos, exploração de espaços como museus, bibliotecas, pontos turísticos, enfim tudo que enriqueça o trabalho.Há a necessidade de estabelecer os objetivos a serem desenvolvidos no projeto.

"Escolha dos temas de interesse, e depois, os procedimentos de levantamento de dados e a reflexão sobre situações complexas são, nesse sentido, estratégias muito valiosas."


4. Síntese:

Culminância do processo, mostrando o avanço cognitivo (principalmente), informando os avanços dos alunos e a aquisição de seus esquemas de pensamento.


5. Avaliação

É processual, já que cada etapa do trabalho vai sendo avaliada. As necessidades de aprimoramento em cada momento são visualizadas e conseqüentemente aprimoradas.

A auto-avaliação deve ser priorizada, observando o envolvimento individual e coletivo.

O papel do professor é imprescindível para ajudar os discentes a superaras dificuldades .



6.Registro:

Acompanha todos o processo de desenvolvimento do projeto pois garante a sistematização e auxilia toda a construção do conhecimento.Esse registro pode ser feito por meio escrito, imagens, filmagens e tantas outras produções criativas que possam ser elaboradas.


CONCLUSÃO:

O trabalho com projetos traz nova significação ao currículo, tornando-o mais expressivo para a realidade escolar. Propõe que no processo de aprendizagem,os saberes sejam incorporados por meio do diálogo, de pesquisas e produções confirmando que o conhecimento não é estático nem imutável, buscando no fazer científico o sentido de instigar novas descobertas em um ambiente cooperativo em um espaço especial de aprendizagem.

"Aprender é uma tarefa pessoal e as atividades propostas no projeto são apenas um ponto de partida, que deve proporcionar ao aluno os instrumentos para um trabalho criativo e intenso de aprendizagem. O saber constitui-se pela capacidade de reflexão, esta por sua vez exige uma série de informações, que nesse propósito, de fato ambicioso, são pesquisadas, registradas, articuladas, confrontadas com concepções prévias, socializadas e referidas a um amplo contexto: os problemas e as soluções de alguém que vive na cidade grande, tal como o aluno."


Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/projetos-em-sala-de-aula/15362/



6 comentários:

  1. Orientações claras e objetivas.

    ResponderExcluir
  2. aDOREI SEU BLOG, ME FAVORECEU MUITO EM UM TRABALHO QUE ESTOU REALIZANDO...

    ResponderExcluir
  3. amei seu blog, o que mata é essa música chata tirando nossa concentração! mesmo assim, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo seu blog excelente principalmente a musica pra quem entende do assunto amei o conteúdo da pagina me ajudou muito ..

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber as referências bibliográficas que utilizaste, pois gostaria muito de ler. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, um ótimo norteador para quem quer e gosta de trabalhar com projetos. Uma modalidade de ensino que favorece e enriquece a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.