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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

JOGO DE ARGOLAS DA MATEMÁTICA


Cinco situações em que as operações matemáticas são utilizadas no dia á dia.

1- sala de aula, jogo de argolas.


2- Pagar contas no Banco
3- Receita de Culinária
4- Horas no relógio
5 – Medidas corporais



JOGO DE ARGOLAS – DIVERTIMENTO OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO


Faixa etária: a partir de 08anos
Série:  ano


Material:

* 10 garrafas pet contendo números positivos e negativos.
 *Papel crepom colorido
* Cola
* Areia
* Tampas de Farinha Láctea ou Neston para fazer as argolas


Modo de fazer:

Coloque uma porção de areia no fundo da garrafa, isto vai dar peso nas garrafas para que elas não caiam por qualquer motivo, corte o papel crepom em tiras e coloque uma cor em cada garrafa, feche a garrafa.
Corte o papel cartão em formato de argola do tamanho que se encaixe na garrafa.
Imprima no computador números de 1 ao 9, sendo, 1, 2, 3, 4,5 negativos e 6, 7, 8, 9,0 positivos, ou fazer no papel cartão os números e colar em cada garrafa.

Estratégias e recursos da aula

* Ambiente: sala de aula

* Preparação do ambiente

Duração das atividades:



2 aulas


Objetivo Pedagógico:

* Explorar as operações adição e subtração.

* Cálculo mental.

* Incentivar o trabalho em equipe.

Regras do jogo:

* O grupo é divido em equipes (2 a 5 equipes).

* Cada equipe lança as argolas tentando laçar as garrafas.

* Os números positivos sugere adição e os números negativos sugere subtração, os resultados das operações indicarão a pontuação obtida quando laçada a Garrafa.

* As equipes marcam em um painel os pontos obtidos em cada rodada.

* O número de rodadas é determinado pelas equipes no início da partida.


* Vence a equipe que conseguir maior pontuação.



Jogo de argolas momento descontração e saber


O objetivo inicial do jogo de argolas é o trabalho em equipe. A confecção do jogo faz com que as crianças, permitam momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas.
Esse jogo desenvolve a percepção viso-motor e auxilia as crianças a identificar cores, bem como a relação número/quantidade, classificação e correspondência.
O jogo também favorece a construção do conhecimento lógico-matematico, força a memorização e treina as contas de adição e subtração.
O jogo de argolas estimula a coordenação motora e a competição entre os jogadores, ao jogar o aluno é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados, através deste jogo o educando faz com que a aprendizagem se torne interessante e prazerosa.
Jogos de regra possibilitam a aproximação da criança com conhecimentos matemáticos e incentivam-na a desenvolverestratégias de resolução de problemas.



Conclusão


Esse jogo desenvolve a percepção viso-motor e auxilia as crianças a identificar cores, bem como a relação número/quantidade, classificação e correspondência. Jogos de regra possibilitam a aproximação da criança com conhecimentos matemáticos e incentivam-na a desenvolver estratégias de resolução de problemas.

Nesta aula incentivamos o trabalho em equipe na confecção e na prática do jogo, o cálculo mental e a coordenação motora.







Resenha: A Criança e o Número de Constance Kamii




No livro "A Criança e o Número de Constance Kamii", ela nos convida a compreender o significado dos conceitos matemáticos com fundamentos nas teorias de Jean Piaget, apresentando de maneira bem simples e abrangente como a criança começa o processo de construção dos números. Esta compreensão poderá ajudar o professor a entender onde o aluno tem mais dificuldade na aprendizagem da matemática. Ela nos esclarece que as crianças de quatro anos acreditam que uma determinada quantidade de objetos se altera em função da disposição destes numa superfície. Por exemplo, se uma professora coloca oito pedaços de isopor enfileirados e entregam outros oito pedaços para a criança enfileirar, a tendência é que a criança os disponha de forma mais espaçada e que, por causa desse espaçamento, acredite ter enfileirado mais pedaços. 

De acordo com Piaget, o conhecimento se dá em três níveis: o conhecimento físico, conhecimento lógico matemático e conhecimento social. O conhecimento físico é aquele ligado ao mundo concreto, ou observável dos objetos, desse modo o professor deve explorar as atividades matemáticas que trabalham com as propriedades físicas como o peso e a cor. O conhecimento lógico-matemático se desenvolve através das relações mentais com o objeto. As noções de igualdade, comparação, quantidade, classificação são exemplos de conhecimento lógico matemático. Desse modo, a criança progride no desenvolvimento do conhecimento e começa a construir individualmente a noção de número, a partir dos tipos de relações dela com os objetos. O conhecimento social que é o mesmo conhecimento cultural. O conhecimento físico precisa ser aplicado um pensamento lógico-matemático e as atitudes consistem no conhecimento social. Piaget afirma que a construção do conhecimento se dá através de fontes externas e internas. Enquanto o conhecimento físico e o conhecimento social se processam fora do sujeito, o conhecimento lógico-matemático se dá no interior do indivíduo, ou seja, na mente. As crianças desenvolverão o conhecimento de número que implica no processo de desenvolvimento da autonomia intelectual. Como afirma Kamii. A autonomia é a finalidade da educação para o construtivismo, portanto o educando não deve ser ensinado através de métodos tradicionais, como memorização, sinais de aprovação ou desaprovação do professor, a autonomia é indissociavelmente social, moral e intelectual, isso significa levar em consideração o pensar autônomo e critico, e o papel do professor deve ser de desenvolver na criança a atitude consciente e não deve inserir no educando a dependência de seguir normas sem contestá-las, uma ação sistematizada coordenada pelo adulto á repressão.
O sucesso escolar depende muito da habilidade de pensar autônomo e criticamente da perspectiva de vida em grupo. Assim, o objetivo para ensinar o número é o da construção que a criança faz a sua maneira, incluindo a quantificação de objetos e inevitavelmente ela consegue construir o número. Kamii diz que o meio ambiente pode indiretamente facilitar o desenvolvimento do raciocínio-lógico, ou pode retardar, isso se dá nas diferenças interculturais e socioeconômicas. Na teoria piagetiana, há uma diferença entre os símbolos e os signos.
Para Piaget, o desenvolvimento da autonomia deve estar no centro de qualquer proposta educativa. Autonomia é o ato de ser governado por si próprio, o oposto de heteronomia que significa ser governado por outra pessoa. É muito importante destacar que a autonomia é indissociavelmente social, moral e intelectual. Portando o conceito de números não pode ser“ensinado” às crianças pela via da apresentação e repetição desse conceito pelo professor. Elas precisam construir estruturas mentais para abarcar esse conceito e a melhor forma de fazer isso é estimulando-as a colocar todas as coisas em todos os tipos de relações.
O conceito de número ainda está se formando nas crianças, e estes conceitos não podem ser ensinados, mas sim construído, elas devem ser encorajadas a pensar sobre os números, relacionar e interagir com autonomia utilizando os conceitos já trazidos da sua vida para dentro do ambiente escolar e fazendo novas relações.
A autora elaborou seis princípios de ensino, sob três títulos que servem para orientar o trabalho com matemática, e assim ser à base da prática pedagógica com as crianças.
O primeiro título é encorajar a criança a estar alerta e colocar todos os tipos de objetos, eventos e ações em todas as espécies de relações, e, portanto considera-se este o objetivo mais importante para os educadores, pois a criança que pensa ativamente na sua vida diária, pensa sobre muitas coisas simultaneamente, e o professor têm um papel crucial de indiretamente encorajar a autonomia de pensamento, principalmente quando há uma situação de conflitos, onde a criança pode desenvolver a mobilidade e coerência do pensamento, ou seja, raciocinar logicamente, inventar argumentos que façam sentido e sejam convincentes, no entanto existem crianças que não são de alguma forma envolvidas em situação com enorme quantidade de relações ou situações, agem passivamente, pois são forçadas a se submeterem a obediência, mas com a intervenção do professor ele pode promover ou impedir o pensamento da criança.
O segundo principio focaliza em encorajar a criança a pensar sobre número e a quantificação dos objetos, e do ponto de vista do desenvolvimento da criança em relação à matemática, nessa idade entre quatro e seis anos elas se interessam por contar e comparar quantidades, e quando observamos isso ficamos convencidos que o pensamento numérico pode desenvolver naturalmente sem nenhum tipo de lições artificiais, nas aulas de matemáticas que seguem métodos tradicionalistas. Quando a professora encoraja a criança a quantificar logicamente, a fazer conjuntos com objetos móveis, há uma diferença em ter a contagem mecânica e a contagem escolhida pela criança para resolver um problema real na sua própria maneira, uma vez que a criança constrói a lógica da correspondência um-a-um por abstração reflexiva, dessa forma as atividades ou exercícios tradicionais como as cartilhas, são completamente supérfluas.
O terceiro princípio é a interação social com os colegas e professores, onde Piaget, em suas pesquisas afirma ser importante a troca de ideias entre os colegas, e comprovado que o choque de opiniões que surgem e os esforços para resolver certas situações entre eles envolve a autonomia, a confiança e habilidades matemáticas. Nos jogos, por exemplo, principalmente em grupo as crianças estão mentalmente muito mais ativas e criticas e conseguem aprender a depender delas mesmas para saber se o seu raciocínio está correto ou não. Ao afirmar isso, não significa que o professor não interfira na construção do conhecimento, ou se ausentar, mas permitir a autonomia intelectual. Na sala de aula, o professor deve induzir o aluno a pensar numericamente não com respostas prontas, mas que o aluno reflita e faça sua própria construção, assim encorajar a autonomia da criança, a criação de um ambiente material e escolar que encoraje a autonomia e o pensamento, já que as relações são criadas interiormente e instruídas por outra pessoa. Ele precisa criar condições para relacionar objetos, relacionando-os, quantificando-os e interagindo socialmente. O educador deve pensar sobre as contribuições pedagógicas dentro do âmbito do número. O professor através da observação do comportamento da criança deve estar atento não para corrigir a resposta, mas de descobrir como foi que a criança fez o erro, assim ele pode corrigir o processo de raciocino. .
Há inúmeras situações em sala de aula, para estimular o pensamento numérico das crianças. O conhecimento matemático, é construído pelas crianças dentro do contexto da mesma, então não adianta “ensinar” o conceito matemático se não for através de situações que conduzam à quantificação de objetos, de forma lúdica, como os jogos em grupo e a vida diária. A quantificação constitui uma parte inevitável da vida diária, e no trabalho com criança pequena essa tarefa de quantificação deve acontecer de maneira natural e significativa. Alguns exemplos a ser citados que auxilia na aprendizagem é a distribuição de materiais (divisão), na divisão e coletas dos objetos (composição aditiva), no registro de informações, na arrumação da sala (quantificação numérica). Os jogos também proporcionam condições de desenvolver o pensamento lógico-matemático e começa a fazer representações, desenvolve as estruturas mentais indispensáveis para a construção e conservação de números.
Com relação ao jogo como recurso para auxiliar a aprendizagem, Kamii traz que a criança precisa ser encorajada na troca de ideias sobre como querem jogar e mostra diversos modelos de jogos e brincadeiras que podem ser aproveitados na aprendizagem da criança: dança das cadeiras, jogos com tabuleiros, jogos de baralho, jogos com bolinha de gude, jogos da memória, etc.
O jogo com alvos, como bolinhas de gude e o de boliche, é bom para a contagem de objetos e a comparação de quantidades, o jogo de esconder envolve divisão de conjuntos, adição e subtração, as corridas e brincadeiras de pegar, envolve quantificação e ordenação de objetos.
Então se percebe que a inteligência desenvolve-se ao ser usado ativamente e deve assim ser encorajado o pensamento, pois há inúmeras maneiras naturais e indiretas para o professor estimular a criação de todos os tipos de relações em ter espécies e eventos, e dentro de um quadro de referência piagetiana, que pela abstração reflexiva se dá a construção de uma estrutura numérica pela criança.
Deve-se ainda respeitar os níveis de aprendizagem pela qual a criança passa.
-No nível I a criança não consegue fazer um conjunto que tenha o mesmo número que outro;
-No nível II ela já consegue fazer um conjunto com o mesmo número, no entanto não consegue conservar a igualdade numérica de dois conjuntos;
-No nível III ela já consegue conservar os números. Já construiu uma estrutura numérica que se tornou forte o suficiente para torná-la apta a ver objetos numericamente, em vez de espacialmente.
Por ser uma colocação construtivista do pensamento pigeatiano este livro é importante nas salas de aula podendo fazer grandes mudanças na forma de ensinar o número para crianças. Kamii fez uma grande reflexão sobre a criança e o número, com um grande conteúdo didático que irão ajudar os educadores nesta tarefa de transmitir da melhor forma as aulas de matemática de um modo mais atual.
Piaget mostra que a criança não constrói o número, aprendendo a contar, memorizando, repetindo e exercitando, pois a estrutura lógica matemática do número não pode ser ensinada, ela é construída pela própria criança, dentro de seu contexto do dia-a-dia de maneira natural e significativa, através de estímulos do professor, resolvendo situações problemas, enfrentando situações de conflitos que envolva diversos tipos de relações.
O professor precisa levar em conta que a importância das propostas de atividades numéricas para encorajar as crianças a pensar sobre os números, interagir com seus colegas e criar condições do sujeito fazer uso social da matemática, também faz parte do aprendizado. Sabemos então que o que vai orientar o nosso trabalho pedagógico na área do ensino da matemática são os interesses da criança e as demandas de conteúdos que ela apresenta que deve estar dentro de nossa pratica pedagógica.

Bibliografia

minhaspedagogias.blogspot.com/.../resumo-analitico-crianca-e-o.htm


FONTE:

http://metodologiadamatematica.blogspot.com.br



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