Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

terça-feira, 16 de abril de 2013

ATIVIDADES COM AS VOGAIS II




Objetivo:
 Fazer com que os alunos diferenciem uma vogal da outra, através de histórias e exercícios de fixação do conteúdo.
Recursos: varal, prendedor, aparelho de som, CD.
Técnicas: expositiva, dialogada, individual e dinâmica.

Bibliografia: Alfabetizando através da música.


Atividade Inicial:

Com o auxilio do varal, será contada a história das “Irmãzinhas”.



As irmãzinhas



Somos cinco irmãzinhas

Que se querem muito bem

A brincar sempre juntinhas
Sem fazer mal a niguém



Eu sou toda redondinha

Como a bola de assoprar

Mas eu uso no vestido
Uma cauda pra arrastar



Cartaz A


Veja só se me pareço

Com um lacinho de enfiar

Se pareço, todos podem
O meu nome adivinhar.




Cartaz E


Sou pequena e sou magrinha

Mas de mim niguém se esquece

Pois eu uso um pingo
Bem por cima da cabeça.

.

Cartaz I


Eu também sou redondinha

Como a bola de assoprar

Mas eu tenho na cabeça
Um nozinho para o ar.



Cartaz O


O trenzinho quando apita

Vem correndo me chamar

Vejam já quem é que pode
O meu nome adivinhar.

Cartaz U


Agora todos querem

Nossos nomes aprender

basta bem devagarinho “A, E, I, O, U” dizer.


Desenvolvimento:

Serão distribuídas atividades de fixação do conteúdo.

Sugestões de atividades:



1º – Pinte as bolinhas que possuem a Letra A.

AEIOU



2° – Complete com aletra de cada palavra.
Atividades vogais




3° – Ligue as Vogais.
Ligue as vogais
4° – Os Alunos  recortarão palavras que iniciam com a Letra E. 
Podem  fazer com as outras Vogais.


5° – Colar Papel Crepom dentro das Vogais.
Letra E



6º – Colar lã em volta das Vogais e colar papel crepom dentro das Vogais.
.

7° – Exercícios para contornar as Vogais.
Pontos aeiou



Letra E


9° – Os Alunos podem fazer um Álbum das Vogais.


Álbum a



10° – Animais que possuem a Letra E.
Animais  letra e

Atividade Final

Com o auxílio de uma caixa e de um rádio será realizada a brincadeira da caixa.
A educadora colocará uma música e passará para um aluno uma caixa que irá conter as vogais e algumas palavras.
O aluno que pegar a caixa terá que passar a caixa para outro colega e assim sucessivamente.
Quando a música parar, o aluno que estiver com a caixa terá que pegar um papel e responder a pergunta do professor.
Exemplo:
Que letra é essa?
Com que letra inicia essa palavra?


Crédito de algumas imagens:



FONTE:

http://educacao.ofimdavarzea.com/






Um comentário:

  1. Muito legal Isabel! Já salvei algumas dicas de atividades. No 1º ano este é um trabalho importante.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.