Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sábado, 6 de abril de 2013

DOCUMENTÁRIO " CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO"

Aos Pais e Educadores...


Nenhuma criança nasce consumista. O consumismo torna-se um hábito mental maquinado, característica mais visível da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o status social, nossa sociedade é altamente consumista. Somos fortemente impactados por todos os meios de comunicação, em especial a televisão e a internet, na intenção de nos tornarem cada vez mais consumidores inconsequentes. As crianças não estão isentas desse mal e consequentemente sofrem cada vez mais com os terríveis problemas relacionados ao sobejo na hora de comprar ou adquirir algo: obesidade infantil, erotização precoce, consumo precoce de tabaco, álcool e outras drogas, estresse familiar, banalização da agressividade e violência, egoísmo, jactância, etc. Assim sendo, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral.

Não tenho dúvida que para o mercado a criança é uma poderosa máquina de consumo, pois consegue influenciar os pais com seu “jeitinho” de pedir as coisas. É o que está sendo chamado de “Kids Power” por pesquisadores e profissionais da área. Segundo a Pesquisa “Hábitos e Consumo das Crianças nos Shopping Centers” da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), “quando as crianças estão em um Shopping Center, elas fazem bem mais do que transformar os corredores, lojas e escadas rolantes em um grande parque de diversões. Elas estão cada vez mais poderosas, têm opinião formada e sabem muito bem o que procuram. Não é à toa que quando entram em um shopping influenciam 50% das decisões de compra de famílias das classes A e B”. Portanto, as crianças tornaram-se alvo importante para o mercado, pois além do que já foi dito, elas quando impactadas desde a infância tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é imposto.

Dessa forma, o consumismo infantil acaba se tornando um problema que vai além da educação escolar e doméstica. Crianças que aprendem a consumir desenvolvendo valores distorcidos tornam-se um problema de ordem ética, econômica e social. Por isso, nós que somos cristãos, pais ou não, devemos combater qualquer tipo de comunicação mercadológica dirigida às crianças com o intuito do consumismo inconsequente. A infância deve ser preservada em sua essência como o tempo indispensável e fundamental para a formação do caráter. 


A palavra de Deus diz: 

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". 

Provérbios 22:6.



FONTE:
http://sgti-ipb.blogspot.com.br/



********

Este documentário apresenta uma reflexão sobre a questão do consumismo infantil e o quanto isto afeta o comportamento das crianças.

Não deixe de assistir!








Um comentário:

  1. É um assunto relevante, que merece atenção e preocupação. Gosto de observar famílias no comércio, seja no supermercado, loja ou shopping, pois a criança teima, chora... o pai ou mãe diz: pára de chorar senão nós vamos para casa agora... claro que ele não vai... compra para acabar com a choradeira e continuar sossegado. Dá vontade de interferir, mas são sementes semeadas e os frutos os próprios pais colherão... bem amargos...
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.