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quinta-feira, 16 de maio de 2013

ALFABETIZAÇÃO FÔNICA





Trabalhei alguns anos com a alfabetização fônica e apesar de ser um processo mais lento é muito mais eficaz, uma vez que a criança aprendendo a distinguir os fonemas dificilmente apresentará dificuldades no processo de alfabetização.
Recentemente fiz um curso sobre consciência fonológica, já havia feito outro há alguns anos, e mais uma vez fiquei encantada. Com certeza este método não somente deve ser utilizado em sala de aula, mas como forma de intervenção para crianças que apresentam dificuldades na lectoescrita.
Trabalhando de forma lúdica e sistemática o método constrói uma aprendizagem sólida e progressiva, elevando a auto-estima e proporcionando prazer ao descobrir esse mundo.
Seguem algumas atividades que acredito serem muito úteis na clínica Psicopedagógica.



Cristiane Carminati Maricato
Pedagoga e Psicopedagoga






























































































FONTE:

http://carminatimaricato.blogspot.com/




Um comentário:

  1. Muito legal Isabel!
    Há muitos anos trabalhamos com alfabetização fonética aqui. Meus filhos foram alfabetizados assim e são leitores fluentes. Aprenderam a pensar muito com este método. Mas infelizmente nem todas as crianças aprendem assim e este ano a rede municipal de educação resolveu que deveríamos voltar com o método silábico. Confesso que não gostei e por isto trabalho com os dois: fonético e silábico. Deu muito certo e todos os alunos estão evoluindo rapidamente nas hipóteses de escrita.
    Abraço!

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