Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

segunda-feira, 15 de julho de 2013

407º ANIVERSÁRIO DO PINTOR REMBRANDT

Rembrandt van Rijn




Nascimento: 15 de julho de 1606
Morte: 4 de outubro de 1669
Área: Pintura e gravura
Estilo: Barroco

Maiores obras de Rembrandt:

  • A Ronda Noturna
  • A Aula de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp
  • A Noiva Judia
  • Retrato de Jan Six
  • Titus
  • vários autorretratos

A vida de Rembrandt van Rijn

O maior artista da Holanda nasceu em 1606 em Leiden, filho de um rico moedor. Aos 18 anos, Rembrandt Harmenszoon van Rijn foi para Amsterdam para trabalhar para Pieter Lastman, um famoso pintor. Seis meses depois, ele estava pronto para abrir seu próprio ateliê em Leiden.
Ninguém conseguia brincar com sombras e luzes como Rembrandt. Ele logo se tornou popular e decidiu voltar para a rica cidade de Amsterdam em 1631. Três anos depois, casou-se com Saskia van Uylenborch.
Apesar de ser um artista talentoso e respeitado, os últimos anos da vida de Rembrandt foram difíceis. Saskia, o amor de sua vida, morreu, e as dívidas obrigaram Rembrandt a vender sua casa e suas posses. Vários anos depois, morreram sua amante, Hendrickje Stoffels, e seu filho, Titus. Por fim, em 1669, Rembrandt morreu na pobreza.

A obra de Rembrandt van Rijn

Rembrandt é lembrado principalmente pela maneira como usava luz e sombras para chamar a atenção para eventos e pessoas em seus quadros. Seu estilo dava às suas pinturas um viés dramático. Ele também ousou na criatividade. 
Seu quadro mais famoso, a Ronda Noturna, é uma composição viva, que se diferencia de outros importantes retratos de grupo. Rembrandt produziu 300 pinturas, 300 gravuras e 2.000 desenhos durante sua vida. Entre seus pupilos famosos estão Gerard Dou, Ferdinand Bol e Govert Flinck. 

    


Onde encontrar Rembrandt van Rijn

Você pode admirar 21 obras de Rembrandt, incluindo a famosa Ronda Noturna, no Museu Nacional (Rijksmuseum) em Amsterdam. A Real Galeria de Arte Mauritshuis contém outros dez quadros seus, incluindo "A Aula de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp". Quem estiver interessado na vida do pintor deve visitar o Museu da Casa de Rembrandt. Quase todas as suas gravuras estão à mostra nesse museu.




Um comentário:

  1. É muito talento para um triste fim...
    Ainda bem que fica a riqueza do trabalho que ele desenvolveu.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.