Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS



Ao se discutir educação física vários pontos de vista aparecem sobre velhos questionamentos, não é de hoje que a educação física(EF) debate modo de avaliação, conteúdos a serem ministrados nos níveis de ensino, reprovação, atividades inclusivas entre outros. É de se salientar que os estudiosos desses temas divergem em vários aspectos o que fortalece ainda mais a discussão.
A uma vantagem nessa divergência que não existe “o caminho de tijolos de ouro”, temos a autonomia de elaborar uma grade de acordo com o diagnóstico da turma, com os aspectos culturais e regionais e com a estrutura que a escola oferece. Esse último quesito é a grande deficiência das escolas brasileiras, escolas com alto poder aquisitivo desfrutam de grandes estruturas esportivas, enquanto, escolas públicas não tem nenhum espaço para as aulas práticas da EF o que de certa forma acentua a diferença social entre as crianças.

A importância da EF nas séries iniciais (não defini um ciclo, explicarei ao decorrer do artigo), é que nas séries iniciais a criança tem a sua ludicidade muito presente onde o brincar esta muito presente em todos os momentos da aula, a EF preconiza isso, o lúdico, privar as crianças do brincar trocando jogos e brincadeiras por textos não decorrentes da idade e prende-los numa sala de aula, pode trazer sérias consequências para sua vida adulta.
A educação infantil é a fase onde as crianças armazenaram a maior quantidade de informação sobre os sentimentos, sobre o certo e errado, hierarquia, etc. Aí onde entra a educação física. Trabalhar a criança no seu emocional compete a nós também, estimular desconsideração de gênero pode ser trabalhado nas aulas de EF, fazendo com que nas dinâmicas meninos e meninas ocupem o mesmo espaço e grau de importância na atividade é uma solução, estimular o toque entre os alunos é uma passo para a desmistificação do “clube do bolinha” e “clube da Luluzinha” usando também o mito da área que nos pertence de que homens jogam futebol e mulheres só fazem ginástica ou balé.
Esse trabalho pode ser desenvolvido nas séries até que eles obtenham um grau de maturidade que os façam transcender e alcançar uma nova concepção de educação física escolar, por isso que não especifiquei o ciclo porque na rede pública o ensino infantil não é valorizado, o governo só assume a responsabilidade pelos estudos da criança a partir dos 6 anos, então muitas crianças irão pular essa etapa o que possivelmente pode ser recuperado depois.

FONTE:

http://blogdothiagoedf.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.