Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

JOGOS PARA TRABALHAR FRAÇÕES




Objetivos:
Desenvolver o conceito de frações equivalentes
Faixa etária: 4º ano

Dominó das frações equivalentes
 Peças do dominó (molde)
 Tesoura com pontas arredondadas
 Cola
 Cartolina
1. Organize os alunos em grupos de três e distribua a cada grupo os materiais necessários. Oriente-os a colar as peças do dominó sobre a cartolina antes de recortá-las.
2. Peça aos alunos que espalhem sobre a carteira as peça do jogo com as frações voltadas para baixo. Depois, solicite a eles que embaralhem as peças e distribuam sete delas para cada jogador do grupo. Um não pode ver as peças do outro.
3. As peças que sobraram deverão ficar amontoadas em um canto da carteira com a parte escrita voltada para baixo.
4. Por meio de um sorteio, cada grupo indica quem coloca a primeira peça. O jogador que iniciar a partida escolhe a peça que irá colocar sobre a carteira.
5. O próximo jogador deve colocar a peça se encaixe em um dos laods do dominó, ou seja, deverá colocar uma peça que apresente ao menos uma fração equivalente a qualquer uma das frações da peça do dominó. Veja exemplo a seguir:
6. Caso o jogador não tenha nenhuma peça que se encaixe em um dos lados do dominó, ele deve retirar uma peça do monte das que sobraram. Se a peça que foi retirada se encaixar em algum lado do dominó, o jogador deverá colocá-la. Caso contrário ele deve passar a vez para o próximo jogador.
7. Vence o jogo aquele que ficar sem nenhuma de suas peças primeiro.




Dica esperta! 
As frações indicadas podem ser substituídas por outras frações. Os alunos também podem confeccionar as peças do jogo. Para isso, oriente-os na escolha das frações que irão compor cada peça. Caso os alunos sintam dificuldades em encontrar mentalmente as frações equivalentes, sugira a eles que utilizem lápis e papel para suas anotações. Diga que os outros jogadores não podem ver os cálculos realizados por eles.

Antes de os alunos começarem a jogar, peça que eles façam estimativas de quantas vezes cada peça vai ser sorteada. Após os alunos responderem às perguntas do passo 4, sugira-lhes que comparem os resultados anotados com as estimativas feitas anteriormente para avaliar suas previsões. Questione-os sobre o que puderam observar.


Objetivos:
Trabalhar frações 
 Trabalhar eventos aleatórios  Explorar as noções de acaso 
 Trabalhar noções de probabilidade
Faixa etária: 5º ano
Jogo da probabilidade
 Sacos de papel
 Quadro e fichas
1. Reproduza, com antecedência, o quadro e as fichas do molde.
2. Distribua os alunos em grupos e entregue a cada grupo um jogo de fichas, um quadro e um saco de papel.
3. Peça aos alunos de cada grupo que escolham um representante para sortear as fichas e outro para anotar os eventos. Oriente-os para que realizem vinte sorteios, sendo uma ficha por vez. Após terem anotado no quadro a ficha sorteada, eles devem devolvêla ao saco.
4. Depois de os alunos realizarem os 20 sorteios e completarem o quadro, realize algumas perguntas, como 
 Em quantos sorteios apareceu um círculo?  Em quantos sorteios apareceu um quadrilátero?  Em quantos sorteios apareceu um triângulo?  Que figura foi sorteada mais vezes?



 FONTE:


REVISTA GUIA FUNDAMENTAL



3 comentários:

  1. Boa noite Isabel, passando para deixar meu carinho.

    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu imprimi o jogo mas o jogo não fecha as peças não fecham !

    ResponderExcluir
  3. Por favor se alguém conseguiu fechar esse jogo me avisa pois eu imprimi e não fecha !

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.