Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

domingo, 30 de março de 2014

PROJETO DE LITERATURA INFANTIL/MONTEIRO LOBATO

Tema: Literatura Infantil de Monteiro Lobato
                                                  


                               
Justificativa:

O Projeto a ser elaborado terá como a finalidade despertar o interesse em nossos alunos para os conteúdos selecionados a fim de tornar a aula mais atraente para os educandos de primeira série.
O Projeto teve como ponto de partida um trabalho de levantamento dos questionamentos e das curiosidades dos educandos sobre o que gostariam de estudar nesse ano. 
Partindo desses questionamentos, selecionamos temas mais significativos para os nossos alunos e optamos por um projeto de grande interesse das crianças: “Literatura de Monteiro Lobato”.
Trabalharemos com o folclore das lendas e personagens do sítio de que as crianças mais gostam (pesquisas junto a eles).

Objetivos Gerais:

·        Desenvolver o conhecimento da Língua Portuguesa para que o aluno possa usá-lo como meio facilitador de comunicação e expressão na sociedade letrada em que vive. 
·        Possibilitar o processo ensino-aprendizagem mais atraente através do tema do projeto, respeitando a bagagem de experiências que a criança traz para a escola.
·        Contribuir para a integração entre as disciplinas.
·        Estabelecer as possíveis relações entre o trabalho com a Literatura Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantis.

Desenvolvimento:

Numa abordagem inicial estudaremos o tema  “LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO” dividido em dois subtemas:

1.    Literatura: obra e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra infantil “SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO”
2.    Folclore das lendas e personagens do sítio.

        Aprofundaremos estes subtemas , abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os vídeos do sítio, as revistas e histórias em quadrinhos.
        Faremos a integração entre as disciplinas e o uso dos subtemas da seguinte forma:
Conteúdos:


PORTUGUÊS:

·        Textos e obras de Monteiro Lobato
·        Expressão oral e interpretação dos textos
·        Produção de pequenos textos
·        Reconstrução silábica e alfabética de palavras dos textos e dos nomes dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo


MATEMÁTICA:

·        Comparação de quantidades, ordem e seqüência numérica
·        Situações-problemas e desafios envolvendo as situações abordadas nas histórias do Sítio do Pica-pau amarelo
·        Sistema de Numeração Decimal- unidades e dezenas
·        Jogos com números e com material dourado

 


GEOGRAFIA

·        O lugar onde vivemos
·        A cidade e o campo
·        Ambiente natural e modificado
·        As diferenças entre os costumes da cidade e do campo


HISTÓRIA

·        A história de vida do aluno na cidade em comparação com as histórias de vida das crianças do sítio
·        Folclore e tradições
·        Os personagens folclóricos e lendas do Sítio do Pica-pau Amarelo



CIÊNCIAS E SAÚDE:

·        Os vegetais: como são, suas utilidades, como nascem e como as plantas se alimentam.
·        Os animais: como são, como vivem, como nascem e se alimentam.
·        Alimentação


EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:

·        Dramatização
·        Desenhos e pinturas
·        Colagens, recortes, painéis
·        Canções folclóricas e músicas do CD do Sítio
·        Histórias do Sítio gravadas em DVDs
·        Dobraduras
·        Montagem e execução de livrinhos e  painéis.


EDUCAÇÃO FÍSICA:


·        Atividades rítmicas
·        Brincadeiras infantis
·        Rodas cantadas e dramatizadas
·        Brincadeiras folclóricas, danças folclóricas
·        Jogos e recreação



Período de duração: DURANTE O ANO LETIVO


Culminância:

O resultado do projeto será apresentado em exposição para a comunidade dos trabalhos e livrinhos feitos pelas crianças. 


Avaliação:

·        Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade dos alunos;
·        Organização e apreciação dos trabalhos criados pelos alunos, através de portfólio.

FONTE:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.